sexta-feira, 23 de abril de 2010

Flight Report Azul/AD4165

Data 22/11/2009
Voo Azul/AD4165
Ocupação: 98%/99%
Origem: Salgado Filho, Porto Alegre (POA)
Destino: Ministro Victor Konder, Navegantes (NVT)
Aeronave Embraer 190 - PR-AZC
ETD (efetivo): 5:47PM (6:47AM)
ETA (efetivo): 6:32PM (7:33AM)
Assento: 8D
Tempo de Voo: 45 Minutos


----------------------------------------------------------------------


Aí vamos nessa minha nova "aventura", seria minha primeira vez voando nos E-jets da Azul. Eu estava ansioso desde que marquei minha passagem com a Azul e me surpreendi imensamente quando vi o preço R$39,00 e precisava ir a NVT e, depois seguiria de carro o resto da viajem , então decidi que finalmente voaria Azul.





As 4:30PM cheguei no Check-in da Azul em POA que fica localizado nas posições 17 e 18 no meio dos balcões da OceanAir e da Webjet, porém um rapaz que organizava a fila me pediu para fazer o check-in para NVT em uma outra posição lá no fim do terminal, depois de passar os balcões da Tam, depois dos elevadores, e quando cheguei, ao lado de quem?! Um balcão bem bonito com o belo esquema da TACA, fiz o check-in em menos de 5 minutos e despachei a mala.




Ás 5:05PM decidi passar pelo raio-x para então seguir para o portão de embarque.Na hora que olhei o tamanho da fila não acreditei, a fila ia desde as portas onde a infraero confere os cartões de embarque e chegava até a altura do check-in da Webjet, (sinceramente se este aeroporto tivesse uns 20 ou 30 anos até vai mas este aeroporto não tem nem 10 e já tá assim?!MUITO MAL PROJETADO se é que existia um projeto, imaginem a hora que os voos extras no verão começarem?!)
Finalmente as 5:32 da tarde já estava do outro lado e me dirigi para a sala de número 6 onde estava previsto o embarque as 5:11 porém o avião ainda não havia pousado em solo gaúcho, e decidi dar uma voltinha para comer um pão de queijo e dar uma voltinha na sala de embarque.



Cerca de 30 minutos mais tarde o PR-AZC que me levaria até NVT pousou em POA vindo de VCP e assim que passou pela janela onde eu observava o tráfego de aeronaves a companhia anunciou o pouso do avião e que o portão de embarque seria a de número 5 e não 6 como o programado.



Ás 5:13PM o embarque foi iniciado pela porta de número 5 e pela ponte de embarque 3L, após entrar no avião fui recebido pela comissária Lise Verônica que esbanjava simpatia e beleza naquele final de tarde de domingo, perguntei se poderia ir até a cabine e a mesma me disse prontamente que eu ficasse á vontade para fazer uma visita aos pilotos.






Conversei um pouco com ambos e na hora do push-back fui para meu assento e apertei os cintos pois iríamos balançar um pouco após a decolagem.Eram aproximadamente 6:25PM quando nosso push-back foi iniciado com o taxi autorizado fazendo o seguinte caminho Pátio->Delta->Echo->back-track na cabeceira da 29.Já liguei minha TV no sportv e fiquei assistindo alguns capítulos do Expresso da Bola(programa que gosto muito, e sonho com o passado, já ensaiei sair um jogador mas não deu certo).





Aproximadamente 20 minutos esperando uma grande quantidade de aviões pousar no Salgado Filho, dentre eles um F100 da OceanAir, um A320 da JJ um 735 da AR e um 738 da G3 e a decolagem de dois 738 da G3, enfim o comandante Luiz acompanhado de seu co-piloto Amaro iniciamos a corrida para a decolagem e me impressionei com o empuxo dos motores deste Embraer, eles realmente fazem colar no banco, saímos do chão , achei que acabamos usando bem pouca pista?!




Após a decolagem demos aquela "balançada" que o piloto me havia prometido, e após subimos para o FL250 que seria nosso nível de cruzeiro até NVT, as comissárias começaram toda a movimentação pegando os pedidos de bebidas dos pax até a metade do avião enquanto a outra metade do trabalho era feita pelo outro comissário.






Ás 7:03PM recebi os comes(2 modelos me foram dados talvez por ser minha 1 vez na azul?!Pequenas coisas fazem a diferença!)Porém tive menos de 10 minutos para comer tudo e as comissárias já estavam recolhendo todo o lixo a bordo para ficar o menor tempo possível parado em NVT e se possível diminuir o atraso do avião nos próximos voos.No momento em que as comissárias trabalhavam o piloto fez um breve speech com os tradicionais ditos dos pilotos hehe e se desculpando pelo atraso e que estávamos iniciando a descida para NVT.





Ás 7:24PM o comandante Luiz e seu copiloto Amaro iniciaram os procedimentos finais para o pouso na pista 25 de Navegantes.Exatos 10 minutos após o trem baixo tocamos o asfalto de NVT não muito suavemente e foram acionados os reversos e fomos até o fim da pista.




Fizemos o back-track seguido de taxi na pista e estacionamento ao lado de outro avião da azul o PR-AYD que em questão de minutos seguiria para POA.



Após desembarcarmos consegui vagar um pouco sem rumo no estacionamento tirando algumas fotos das aeronaves inclusive consegui que o comandante Luiz que me levou até NVT desse um jóia na sua janela, porém não fui rápido o bastante! então fui para as esteiras de bagagens as malas chegaram rápidamente e segui meu rumo para Itajaí!

Por: Air Force One

Nenhum comentário: