sábado, 12 de março de 2011

Flight Report TAM/JJ3120

Data 27/04/2010
Voo TAM/JJ3120
Ocupação: 45%/55%
Origem: Ministro Victor Konder, Navegantes (NVT)
Destino: Congonhas, São Paulo (CGH)
Aeronave Airbus A319 - PR-MAN
ETD (efetivo): 14h00
ETA (efetivo): 14h45
Assento:
Tempo de Voo: 45 Minutos


----------------------------------------------------------------------


Blumenau/SC, 27 de abril de 2010, 08h30 da manhã. Após uma semana de chuva torrencial na região, e com o nível do Rio Itajaí Açú chegando a 8,7m, acordo com um inacreditável céu azul.


Dia perfeito para voar! Começo a arrumar minha mala para a viagem. Às 11:45 preciso estar no centro da cidade para pegar o ônibus que faz o traslado até o aeroporto de Navegantes. Após tudo arrumado, e com a máquina fotográfica em mãos, me dirijo até a empresa de transportes Executivo. Para quem voa de GOL ou Azul, o traslado até o aeroporto sai de graça. Já quem voa TAM, que é o meu caso, tem que desembolsar um valor de R$40,00. De Blumenau até o aeroporto de Navegantes, são 45km de viagem, vencidos em aproximadamente 50 minutos.

Às 11h45 em ponto, deixamos o centro de Blumenau. Já percebi ai que o vôo estaria muito vazio, pois fui sozinho em um ônibus de 45 lugares. Saindo do centro de Blumenau, seguimos em direção ao norte da cidade, onde pegaríamos a BR-470 que dá direto no aeroporto de Navegantes. Cheguei ao aeroporto 12h35, peguei minha bagagem e fui direto ao check-in da TAM. Chegando lá, o check-in estava vazio. Um atendente me recepcionou antes mesmo do balcão e fez meu check-in naquelas máquinas de auto-check-in. Retirei meu bilhete em 20 segundos e apenas tive que despachar a bagagem ali no balcão. Despacho realizado em mais uns 20 segundos, totalizando ai 40 segundos de check-in. Incrível! Rumei para o piso superior do aeroporto para fazer um lanche.


O embarque estava previsto para as 13h25. Às 13h20 entrei na sala de embarque e fui procurar um local para sentar. Para a minha surpresa, encontro ali na sala de embarque o ex-jogador da seleção brasileira Viola. Hoje ele joga no time catarinense do Brusque. Logo chamam os passageiros para o embarque. Caminhamos até a aeronave e embarco pela porta traseira, pois meu assento é o da janela esquerda da última fileira de poltronas. Nunca havia voado na última fileira de assentos e resolvi experimentar.


Como a lotação do voo estava em aproximadamente 50%, o embarque foi muito rápido e conseguimos decolar exatamente as 14h00. A nossa decolagem foi realizada pela da cabeceira 07, onde logo após a decolagem, passamos por cima da praia de gravatá em Navegantes. É uma visão maravilhosa. Logo após passar a praia e rumar para o norte, é possível ver o parque de diversões Beto Carrero.


O voo de Navegantes para Congonhas é bem curto, dura aproximadamente 45 minutos, mas considero um dos mais bonitos, pois ele voa pelo litoral e você pode ver paisagens maravilhosas.

Assim que a aeronave estabilizou a razão de subida, as comissárias começaram a distribuir o serviço de bordo. Estavam oferecendo um sanduiche quente de peito de peru e bebidas, sucos, refrigerantes, água e cerveja Sol ou Xingu. Aceitei o lanche e pedi um suco de laranja. Gostei bastante do serviço de bordo. Em poucos minutos já passavam para recolher o lixo.


Durante o vôo o comandante fez seu speech nos informando que o tempo em São Paulo estava encoberto com temperatura de 23ºC. Assim que nos aproximavamos de São Paulo a quantidade de núvens aumentava. Quando o comandante avisou a tripulação para se preparar para o pouso, entramos na camada e ai a turbulência foi inevitável. Ficamos dentro da camada até na curta final de Congonhas, quando os prédios apareceram já estavamos bem baixo. O pouso foi perfeito pela pista 17R e como a aeronave estava leve ele conseguiu parar rapidamente e entrar logo na taxiway. O taxi foi rápido, desembarcamos no solo e fizemos o trajeto de ônibus até o aeroporto.



Video do voo



Por: Flight Reports Brasil

Nenhum comentário: